domingo, 3 de março de 2013

Teoria das restrições entendida de forma fácil


Trabalho com desenvolvimento de software e no mundo do desenvolvimento existe o paradigma da produção ágil. A meta trata de conceitos comuns para qualquer tipo de produção como: prioridades, foco no cliente, gargalos, fluxo de informações, ambiente informativo (cartões, etiquetas, cores), estoque como prejuízo (software não utilizado), equipe energizada, entre outros. O Interessante é que em determinado ponto do filme é sugerido que uma máquina deixe de produzir para aumentar a produtividade e em outro momento é discutido que uma máquina modifique sua programação diversas vezes durante o dia que muitos consideravam como algo improdutivo. O conceito central da teoria das restrições é o ganho geral para a produção o que difere do senso comum de otimização localizada.

A teoria das restrições é um conceito muito útil para qualquer produção seja industrial seja de software.



A Meta - dublado completo.

Este filme é baseado no livro homônimo de Eliyahu M. Goldratt que conta a história do gerente de uma fábrica da UniCo, Alex Rogo, que encontra-se com um grande problema em seus negócios. O conceito chave do filme se baseia na teoria das restrições. O autor fala sobre os conceitos através de uma história fictícia, mas, que muitos irão se identificar.
Aos olhos da população Alex possui uma vida perfeita, uma família adorável, uma mulher bonita e dedicada, sucesso profissional ainda jovem, respeito dos funcionários, etc. Certo dia ao chegar ao escritório recebe a visita do vice-presidente da companhia, Peach, este, furioso, faz um ultimato em apenas 3 meses Alex precisa resolver o problema de produção e fazer dar lucro, ou então, fechará a fábrica. O protagonista contará com o apoio de um antigo professor excêntrico, Jonah, que age como um guru, mas, da conselhos que fogem do senso comum nunca de forma objetiva fazendo com que o personagem pense em como resolver no cenário de sua fábrica. Durante o filme Alex também conta com os problemas comuns de um profissional atarefado, como uma crise no casamento, falta de atenção para os filhos, vida atrapalhada e um grande estresse no ambiente de trabalho.
Será que Alex conseguirá entender o novo paradigma para entregar a produção em dia? Será que ele conseguirá dar o lucro desejado pelos executivos e salvar o seu emprego e a fábrica de ser fechada? Aprenda sobre restrições e gargalos com esse novo paradigma e ainda se divirta com uma história bem interessante, quem sabe você esteja no mesmo papel que Alex Rogo?



Pílulas de Gestão - Teoria das Restrições. Por Fernanda Zannoni. fonte: (FernandaZannoni) https://www.youtube.com/watch?v=YTev-6hLZA0


Eliyahu Moshe Goldratt

Eliyahu Moshe Goldratt (31 de março de 1948 - 11 de junho de 2011) foi um físico israelense que se tornou consultor de administração e um dos proponentes da Teoria das restrições (Theory Of Constraints). Ele afirmava usar o método científico para resolver os problemas das organizações.
Foi o autor de vários livros escritos em estilo de novela, abordando temas como logística de produção, logística de distribuição, planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, finanças, marketing, tecnologia da informação, entre outros.
O seu livro "A Meta" introduz aspectos da contabilidade e da produtividade criando um novo enfoque de análise chamado "Mundo do Ganho" em oposição ao chamado "Mundo do Custo". É considerado uma obra importante no campo da melhoria da produtividade e de toda decisão gerencial focada na lucratividade.
Foi quem primeiro falou sobre a Síndrome do Estudante em seu livro intitulado Critical Chain.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eliyahu...
https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Meta
https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrent...