terça-feira, 27 de julho de 2010

Saiba como dizer NÃO ao lhe pedirem dinheiro emprestado

Quando um amigo, parente ou pessoa próxima lhe pede dinheiro, dizer Não, nem sempre é fácil. Principalmente se a pessoa que lhe pede o dinheiro é uma pessoa querida.

Ser uma boa pessoa não significa que é um bom pagador de dívidas. Para você poder emprestar dinheiro com mais segurança você deverá conhecer para quem está emprestando o dinheiro, saber para que esse pessoa quer o dinheiro e se a renda dela vai dar para pagar no prazo e montante acordado. Você deve se certificar que o empréstimo terá um bom uso, como: pagamento de uma dívida, abertura de um negócio, algo que possa gerar uma economia ou renda para o devedor, etc. Empréstimos para coisas que consomem muito recursos do devedor como: carros, moto, festas, televisão, etc. Podem comprometer o poder de pagamento do devedor e lhe deixar na mão.

Antes de emprestar não esqueça de deixar tudo claro e anotado em um papel para cada um da relação, devedor e credor. Tudo que é de graça não tem valor, então não esqueça de cobrar um taxa de juros em cima do empréstimo para que o devedor perceba que o negócio é mesmo sério. A taxa de juros pode ser em torno da mesma taxa cobrada pelo mercado. O dinheiro que você está emprestando não foi conseguido de graça, então quanto maior for o risco, maior é juros! Muitas vezes aumentar o número de parcelas, reduzindo o valor pago por parcela, pode ser uma garantia maior de recebimento da dívida.
Tome cuidado com empréstimos encadeados, ou seja, empréstimos de dinheiro para quem vai emprestar dinheiro o risco cresce exponencialmente principalmente porque não se conhece a pessoa final para quem está se realmente emprestando.

Não esqueça que o seu patrimônio é sagrado! Não deve ser gasto com qualquer coisa! Além do patrimônio sua reserva pessoal também é sagrada. Ao emprestar use um dinheiro que você realmente não esteja precisando.

Bom, mas até agora somente falei sobre como emprestar, para dizer não, você deve usar de jogo de cintura, e considerar que o dinheiro do seu patrimônio, reserva pessoal ou investimentos não lhe pertence! Então não é errado dizer que você não possui dinheiro para 'gastar'. Você também deve dizer a pessoa que não está deixando de emprestar para ela e sim para o motivo do empréstimo já que você analisou e considerou que a pessoa não tinha um bom motivo para tomar dinheiro emprestado de você ou que esse empréstimo irá comprometer o poder de pagamento do devedor. Quando alguém lhe pedir dinheiro emprestado, lembre-se de todo esforço e dedicação que você teve para guardá-lo durante meses ou mesmo anos, não deixe qualquer um, que não tenha potencial de lhe retornar o valor pedido, tomar a sua dedicação e determinação.

No site da folha você pode encontrar outras dicas
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/773579-saiba-como-dizer-nao-a-quem-pede-dinheiro-emprestado.shtml